Menu fechado

Sistema Solar

DISCIPLINA: GEOGRAFIAPROFESSOR: JOSÉ ODAIR F. SANTOS
TURNO: MATUTINOTURMA: 8º ANO “A”

CONTEÚDOS ABORDADOS:

Atualidades – TEMA: Desenvolvimento Tecnológico –  Continuação: Extra: Sistema Solar
A Terra e o Sistema Solar.
Classificar os Planetas

OBJETIVOS DA AULA:

  • Conhecer o Sistema Solar;
  • Nomear os planetas que fazem parte do  Sistemas Solar;
  • Definir quais são os Planetas;
  • Caracterizar o planeta Terra e seus movimentos.

METODOLOGIA:

  • Desenvolvido na modalidade a distância, “Aulas Remotas” por meio WhatsApp, Google Meet com apresentação de slides em modo compartilhar tela e do Ambiente Virtual  Aprendizagem (AVA) App Google Sala de Aula em Matérias e conteúdos com explanação e apresentação em slides.
  • (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do sistema solar (sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do sistema solar em nossa galáxia (a Via Láctea) e dela no universo (apenas uma galáxia dentre bilhões.
  • Atv. O Game Sistema solar podendo testar os seus conhecimentos de forma interativa e divertida!

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Orientações: 01: Sobre Acesso AVA: Tempo
Contato por WhatsApp com envio do link de acesso, abertura de sala de aula, Iniciada com apresentação do professor e reconhecimento da turma.
Requisitado acessar Classroom Guia “Chamada Diário”, em Google forms e Realizar a tarefa para confirmar presença, no final da aula após realizar atividade.

Orientações: 02: sobre a Temática:
Expor aos alunos o título da aula com explanação e discussão com exibição de slides anexos na Guia Matéria-Conteúdos, no AVA – Google Sala de Aula. Com finalidade de consolidar os conhecimentos prévios a respeito do tema e instigar a curiosidade. Com explicação da importância e compreender situações e fatos, a fim de diferenciar as características e aspectos.  Nesse momento, alguns alunos terão experiências para compartilhar e é necessário deste espaço para que eles se expressem. Podendo também, ser acessado posterior a aula – assíncrona. Sugerido que noutro momento acesse o material que serve de embasamento para, posteriormente realizar atividade. Com envio link em texto e Podcast disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm que trata sobre o tema.

Orientações: 03: Atividade Game:
Acessar atividade sobre o assunto, para fixar o aprendizado e memorização do conteúdo. Com as instruções contidas na atividade, para consolidação de saberes e atitudes contemporâneas, podendo ser realizada de forma assíncrona (extemporânea)
http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/

Recursos Utilizados:

  • Multimodais, tais como: Computador e/ou Smartphones, com WhatsApp, Messenger,  Sala de aula Google, Podcast, slides e Atv. Quiz. –Game.

QUANTOS ALUNOS/AS PARTICIPARAM DA AULA(Percentual):

  • 12 Participaram – 46%

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Desenvolver a consciência da preservação da natureza e do espaço que vivemos, Observando de como o aluno desenvolveu as atividades, da capacidade de entendimento do tema tratado, oralidade e criatividade.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

SOUSA, Rafaela. “Sistema Solar”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htmAcesso em 10 de outubro de 2020.

Plano de Aula: A Terra e o Sistema Solar. Pedagogia ao Pé da Letra, 2018. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/plano-de-aula-terra-e-o-sistema-solar/Acesso em: 10 de outubro de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *