Menu fechado

Coronavírus: informando e comunicando com a LIBRAS

Programa Libras nas Escolas
Professora: Adriana Angélica da Silva

CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ALUNOS

Os Alunos Surdos:
S.L e J.S. são irmãos e estudam no 1º e 5º ano respectivamente, no turno vespertino da Escola Municipal Maria do Céu;
A Aluna T.S faz o 5º ano na E.M. Prof. Antonio Amorim;
O Aluno F.D. do 3º ano da E.M. Prof. Paulo Cavalcante;
O Aluno com Surdez e TEA E.F. do 2º ano da E.M. Nossa Senhora das Graças

CONTEÚDOS

COM OS ALUNOS:
-Contextualização do momento de PANDEMIA para os alunos mostrando o porquê de não estar indo à escola.
– Cuidados para evitar a contaminação pelo CoronaVírus como a higienização das mãos e uso de máscara e álcool em gel.
– Apresentação dos sinais em LIBRAS das palavras chaves do vídeo, tais como: CoronaVírus, Pandemia, Máscara, Álcool em Gel, Lavar as Mãos, Cuidados.

COM AS FAMÍLIAS:
– Diálogo com a família para apresentar o plano de atividades remotas.
– Orientação para as famílias quanto a realização das atividades com os alunos.

COM OS PROFESSORES:
– Articulação com as professoras de Sala Regular e Professores do AEE para realização das atividade propostas.

OBJETIVOS

– Apresentar a família o plano de atividades remotas visando a possibilidade da realização das atividades proposta em casa;
– Promover um momento de aproximação junto aos alunos com a professora do Programa LIBRAS nas Escolas;
– Orientar os alunos sobre o momento atual de Pandemia Covid-19 e os cuidados para prevenção da doença.
– Dar continuidade a aprendizagem dos Sinais da LIBRAS e seus contextos comunicativos.
– Dialogar com os professores de AEE para orientar os professores de Sala regular na realização das atividades propostas pela professora de LIBRAS.

METODOLOGIA, ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RECURSOS UTILIZADOS

– 1ª Atividade: Criar grupos de WhatsApp dos alunos atendidos pela professora.
– 2ª Atividade: Diálogo com a família dos Alunos Surdos para apresentar o plano de atividades remotas.
– 3ª Atividade: Diálogo com os alunos para aproximação com a professora de LIBRAS.
– 4ª Atividade: Apresentação dos 2 vídeos produzido pela professora de LIBRAS nas turmas dos alunos atendidos.

O vídeo foi produzindo com imagens e objetos (máscara, álcool em gel e sabão) que contextualizam o momento atual de Pandemia da Covid-19.

5ª Atividade: Em colaboração com os professores da Sala Regular, Professores do AEE e família, os alunos registraram com desenhos, recortes e colagem de figuras e filmagem de ações de cuidados pessoais para a prevenção à doença.

RESULTADOS ESPERADOS

Aproximação e colaboração da família na realização das atividades propostas no plano;
– As atividades contribuam para a compreensão do contexto atual pelos  alunos;
– O fortalecimento da ação colaborativa entre professor de LIBRAS, Professores do AEE e Professores de Sala Regular dos alunos atendidos.
– Utilização dos sinais estudados para utilizar

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

https://portal.fiocruz.br/video/fiocruz-acessivel-orientacoes-sobre-covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *