Menu fechado

Projeto: Minha casa meu lar, aqui também se aprende Jogos feitos com materiais recicláveis

UNIDADE EDUCACIONAL: ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO FERNANDES
Professora: Maria Aparecida Dias Lima

Contextualizando os alunos

A aluna ML, tem 7 anos, tem diagnóstico de Paralisia Cerebral, é aluna do 2º ano “A”, no turno matutino na Escola Municipal Raimundo Fernandes.

CONTEÚDO

COM A ALUNA:
– Interação: diálogo, vídeo e brincadeiras
– Realização de atividades remotas com jogos simples feito de materiais recicláveis.
COM A PROFESSORA:
– Sugestão à professora para desenvolver atividades de construção de jogos com materiais recicláveis que favoreçam o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
– Atividade que será realizada com todos da turma e dentro da proposta do projeto meio ambiente da escola.
COM A FAMÍLIA:
Conversa com a família sobre a realização das atividades Orientação de como construir jogos simples com materiais recicláveis.

OBJETIVOS

– Construir jogos simples com materiais recicláveis que estimule o desenvolvimento cognitivo da aluna.
– Desenvolver atividades com a aluna em colaboração com a família, valorizando os materiais que eles têm em casa
– Fortalecer o vínculo entre aluno, família e professores

METODOLOGIA

Primeiro momento: realizar chamada por meio do WhatsApp com a professora e conseguir informação sobre a participação e aceitabilidade da aluna e da família nas aulas remotas, bem como, compartilhar ideias com a professora.
– Segundo momento: Realizar chamada por meio do WhatsApp para conversar com a família e o aluno, explicar as aulas remotas e conhecer o contexto familiar da criança.
– Conversar com a aluna e sondar sobre o que ela conhece sobre o meio ambiente, especialmente o lugar onde ela vive.
– Terceiro Momento: Apresentar o vídeo “vamos cuidar do meio ambiente” da turma da Mônica , conversar sobre a compreensão do vídeo e propor a construção de um desenho do vídeo.

Quarto momento: Orientar a família para construir boliche, amarelinha e bolinhas de papel com materiais que eles conseguirem reaproveitar em casa.
Quinto momento: Chamada de vídeo do WhatsApp para orientar as brincadeiras com a aluna.
Sexto momento: Disponibilizar o vídeo “vamos cuidar do meio ambiente” e também imagens do meio ambiente e sustentabilidade para a professora enviar a todos da turma.

RESULTADOS ESPERADOS

– Que as atividades realizadas contribuam no desenvolvimento cognitivo da aluna e lhe proporcione maior acessibilidade da aprendizagem nas aulas remotas.
– Fortalecer ainda mais os vínculos entre aluna, família e professores.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

https://diversa.org.br/relatos-de-experiencia/escola-resgata-jogos-tradicionais-para-criancas-com-e-sem-deficiencia-brincarem-juntas/

https://diversa.org.br/relatos-de-experiencia/estudantes-confeccionam-brinquedos-passado/

https://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *