– Acompanhamento rítmico: tocando música com sacolas; – Introdução à música clássica.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BENJAMIN

PLANO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS)
PLANO DE AULA COM ATIVIDADE REMOTA OU ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL

DISCIPLINA: Arte/MúsicaPROFESSORA: Míssola Arezza Bezerra da Costa Lorena
TURMA: DO 1º AO 3° ANOTURNO: vespertino
INÍCIO: 03/06/2020PREVISÃO DE TÉRMINO: 03/06/2020
HORÁRIO: de 14h as 14h10SITUAÇÃO: CONCLUÍDO

CONTEÚDOS ABORDADOS

• Acompanhamento rítmico – tocando música com sacolas;
  • Introdução à música clássica.

OBJETIVOS DAS AULAS

• Realizar uma brincadeira lúdica fazendo um acompanhamento rítmico musical com uma simples sacola. Nesta atividade se trabalha o ritmo, a coordenação e imaginação. A brincadeira é feita com a música “Primavera – As quatro estações” de Vivaldi, introduzindo também aos alunos, a música clássica.

METODOLOGIA, ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OS RECURSOS UTILIZADOS

• Os alunos deverão assistir Ao vídeo e replicar, seguindo as orientações apresentadas. Para cada aula, eles deverão tirar uma foto da lição (ou gravar um vídeo se for o caso) e enviar, para correção e comprovação da atividade.
  • Vídeos do youtube.

Recursos Utilizados:

• Canal próprio do Youtube:
  • Vídeo 2:

QUANTOS ALUNOS/AS PARTICIPARAM DA AULA (Percentual)

• 1° ano: 72%
  • 2° ano: 68%
  • 3° ano: 64%

RESULTADOS ESPERADOS

• Resultados significativos, pois os alunos que participaram da aula enviaram o feedback com os vídeos.

REFERÊNCIAS

AREZZA, Míssola. Aula Remota 2: acompanhamento rítmico com sacola. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=SzeKg0LefsQ>.

CASO, Sognatore Per. Primavera Vivaldi As Quatro Estações: Música Clássica para Casamento Igreja São Jose Jardim Europa. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=k4HcBOy4t3Y>. Acesso em:27 Mai 2020.

SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp, 1992.