Menu fechado

– Números e Geometria – Autonomia – As cores

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MANOEL ASSIS

PLANO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS)
PLANO DE AULA COM ATIVIDADE REMOTA OU ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL

DISCIPLINA: Matemática e ArtesPROFESSORAS: Maria Solange Ramalho  
     e Maria de Lourdes da Silva
TURMA: 1° ano A e BTURNO: Matutino
INÍCIO: 18/05/2020    PREVISÃO DE TÉRMINO: 29/05/2020
HORÁRIO: 18h as 19hSITUAÇÃO: Concluído

CONTEÚDOS ABORDADOS

  • Números: quantificação de elementos de uma coleção, estimativas, contagens de um a um, pareamentos ou outros agrupamentos e comparação.
  • Geometria: figuras geométricas especiais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico.
  • Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais.
  • Autonomia e coordenação motora;
  • As cores.

OBJETIVOS DA AULA

  • (FF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como pareamento e outros agrupamentos.
  • (EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos em torno de 20 elementos por estimativa e/ou por correspondência, um a um ou dois a dois, para indicar, qual tem mais ou qual tem menos, ou se possui a mesma quantidade.
  • (EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais, por exemplo, cone, cilindros, esferas, e blocos retangulares, objetos familiares do mundo físico.
  • (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (circulo, quadrado, retângulo e triangulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
  • (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivo das artes visuais (ponto, linha,forma, cor, espaço, movimento etc.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.

METODOLOGIA, ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OS RECURSOS UTILIZADOS

  • Livro didático de matemática, aprender e relacionar.
  • Livro didático de Arte.
  • Vias de acesso às aulas remotas: Whatshap, google meet (aplicativo).
  • Canal do youtube.
  • Google: atividades pesquisadas e enviadas pelo whatsapp, materiais concretos de acesso ao aluno em sua residência.
  • Material do aluno: livro, caderno, lápis, régua etc.
  • Material concreto da realidade do aluno.

Atividades realizadas com os alunos:

Pegando objetos para aula
Aprendendo com material concreto
Aprendendo com material concreto
Atividade no caderno
Atividade no livro
  • RECURSOS UTILIZADOS:
  • Vídeo 1: Como amarrar um cadarço
  • Vídeo 2: Hora da história: Patinho Colorido
  • Vídeo 3: Aprendendo com a forma geométrica

QUANTOS ALUNOS/AS PARTICIPARAM DA AULA (Percentual)

  •   93%

RESULTADOS ESPERADOS

  • Esperamos que os alunos entendam e realizem as atividades compreendendo os conceitos e interagindo através de diálogos e contato direto por meio de objetos, podendo aprender de forma lúdica o conteúdo proposto.

REFERÊNCIAS

FERRARI, Solange dos Santos Utuari. Conectados arte. 1° ano. Componente Curricular Arte: ensino fundamental, anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2018.

SILVEIRA, Ênio. Aprender e relacionar. Matemática: ensino fundamental, Anos Iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2017.

TIA SOL. Como amarrar um cadarço. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZwGbD-8Nbv0&feature=youtu.be>.

TIA SOL. Hora da história: Patinho Colorido. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=SuXCFhz1-Nc&feature=youtu.be>.

TIA SOL. Aprendendo com a forma geométrica. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EcCd0m7xKnE&feature=youtu.be>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *