QUARENTENA – REFLEXÃO

DISCIPLINA: GeografiaTURMA: 9º A, B, C
PROFESSORA: Clédna Kalyne Medeiros Dantas AlvesTURNO: Vespertino

CONTEÚDOS ABORDADOS:

Fragmento do texto de Boaventura Souza Santos – Ao sul da quarentena, do livro A cruel pedagogia do vírus (disponibilizado em pdf)

OBJETIVOS DA AULA:

• Refletir sobre o atual momento vivido e analisar a situação das minorias que sofrem frente à falta de políticas públicas igualitárias.

METODOLOGIA, ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OS RECURSOS UTILIZADOS:

• Google Classroom
  • Apresentação de slides com a exploração do texto de Boaventura Souza Santos – Ao sul da quarentena.
  • Produzir um texto que exponha as contradições frente a um distanciamento social necessário e urgente no contexto em que estamos inseridos.

QUANTOS ALUNOS/AS PARTICIPARAM DA AULA (Percentual):

• 72% dos alunos participaram

RESULTADOS ESPERADOS:

• Identificando as diferenças vividas dentro da quarentena.
  • Compreensão das mudanças sociais, políticas e econômicas vividas no Brasil e no mundo ao longo do período da pandemia.
  • Revisitar as temáticas trabalhadas antes da pandemia.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. 2020.

RIBEIRO, Wagner Costa. Por dentro da Geografia, 9º ano: Ensino Fundamental, anos finais. 4 Ed. São Paulo, Saraiva, 2018.