Menu fechado

ESTRANGEIRISMO

UNIDADE EDUCACIONAL: ESCOLA MUNICIPAL SENADOR DUARTE FILHO

DISCIPLINA: Língua PortuguesaTURMA: 9ºs Anos
PROFESSORA: Selênia HolandaTURNO:  Matutino

OBJETIVOS DA AULA:

Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não de seu uso.

METODOLOGIA:

O CONTEÚDO SERÁ ABORDADO MEDIANTE:

Texto produzido pela Professora Selênia Holanda. Escute a leitura do texto.

PRESTE ATENÇÃO!

Se você quiser sair
Desse tédio em que está
Venha, vamos assistir!
A aula vai começar😄

Aqui o tempo é veloz
Não dá para cochilar
Se ficar com conversinha
Você vai se prejudicar 😳

Fique atento! Eu estou😳
Venha, vamos estudar
Veja as atividades
Que tem de realizar🤔

A língua que você fala
Ela vai se transformar
Palavras novas surgindo
E outras vão se acabar.

Como isso acontece
Vou logo lhe explicar
Usar ESTRANGEIRISMOS
É jeito de acrescentar.

Assim, novas palavras
Logo vão se incorporar
E nosso vocabulário
Rico e amplo vai ficar😄

Para a aula de hoje
WHATSAPP vamos usar
Tem vídeo do YOUTUBE
GOOGLE MEET não acessar🤔
Se você DELIVERY pede
Ou na NIGHT vai estar
Se Macarrão é SPAGHETTI
Ou dizer SIM é OK

Se RÉVEILLON é fim de ano
Apagar é DELETAR
JEANS é pedaço de pano
E SHORT gosta de usar😄

Se usa a INTERNET
Passa E-MAIL pra avisar
Se usa SHAMPOO do bom
Pra FASHION logo ficar😄

Se gosta de CAPPUCCINO
DESIGNER pra anunciar
De MARKETING na TV
E HAPPY HOUR é o linguajar😄

Não pode ver um SITE
Que logo vai acessar
Faz POST de todo tipo
E LINKS vai anexar😳

Então, a língua se transforma
Se os ESTRANGEIRISMOS vc usar
Que são palavras novas
Ou EMPRÉSTIMOS pra ajudar.😄

Espero ter entendido
Agora, vamos continuar?
Pq o tempo é veloz
E logo,logo vai acabar😳

Professora Selênia Holanda

RECURSOS UTILIZADOS PARA A AQUISIÇÃO DO CONTEÚDO:

  • Power point
  • Youtube
  • Google imagens
  • Celular
  • Grupo coletivo em whatsapp.

RESULTADOS ESPERADOS:

Os alunos serão capazes de despertarem o interesse, participação, envolvimento na compreensão e produção do conhecimento, através das aulas remotas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

  • DELMANTO. Dileta; CARVALHO. Laiz B. de. Português: conexão e uso. 9º ano; ensino fundamental, anos finais. 1ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
  • Google imagens.
  • Youtube – Palavras importadas. Acesso em: https://youtu.be/46G8xTGX0zU

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *