– O cê-cedilha; (ç); – Consciência grafofonêmica; – Fluência de leitura para a compreensão do texto; – Apreciação de história.

ESCOLA MUNICIPAL PAULO CAVALCANTE DE MOURA

PLANO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS)
PLANO DE AULA COM ATIVIDADE REMOTA OU ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL

DISCIPLINA: PortuguêsPROFESSOR: Aline Câmara
TURMA: 2º ano DTURNO: vespertino
INÍCIO: 09/06/2020PREVISÃO DE TÉRMINO: 09/06/2020
HORÁRIO: de 14h as 16hSITUAÇÃO: concluído

CONTEÚDOS ABORDADOS

• O cê-cedilha; (ç);
  • Consciência grafofonêmica;
  • Fluência de leitura para a compreensão do texto;
  • Apreciação de história;

OBJETIVOS DA AULA

• Recitar parlendas;
  • buscar e selecionar informações de interesse em textos que circulam em meios impressos;
  • ouvir a história contada pelo professor.

METODOLOGIA, ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OS RECURSOS UTILIZADOS

• Áudio explicativo;
  • mensagem de texto com as orientações para realização das atividades;
  • atividade de escrita no livro de Português, (páginas 74 e 75);
  • atividade de registro no caderno: completar as frases com as palavras adequadas (ç);
  • reconto da história “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado.

RECURSOS UTILIZADOS:

• Vídeo:

QUANTOS ALUNOS/AS PARTICIPARAM DA AULA (Percentual)

• 23 alunos (88% da turma)

RESULTADOS ESPERADOS

• -Espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer palavras com ç; de recontar a história, memorizar palavras e personagens da história.

REFERÊNCIAS

GIESEN, Maria Regina Centeno. Akapalô língua portuguesa. 2º ano. 4º ed. São Paulo: FTD, 2017.

GUEDES. Ana Letícia de Lima. Desvendando enigmas do ç. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15641. Acesso em: 05 Mai. 2020.

MACHADO. Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. Disponível em: http://www.leituramaisneurociencias.com/uploads/5/4/3/6/54369607/menina_bonita_do_la%C3%A7o_de_fita.pdf.pdf. Acesso em: 05 Mai 2020.

1. Andréia Gomes

Parabéns Aline! Que aula excelente e cheia de afeto. Tenho muito orgulho de trabalhar na mesma equipe que você. Tenho certeza que sua aula servirá de inspiração para outros professores.