Menu fechado

Geometria: sólidos geométricos

Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura

PLANO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS)
PLANO DE AULA COM ATIVIDADE REMOTA OU ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL

DISCIPLINA: MATEMÁTICAPROFESSORA: DAYSE MEDEIROS
TURMA: 5º “A”TURNO: MATUTINO
INÍCIO: 02/06/2020PREVISÃO DE TÉRMINO: 02/06/2020
horário: DE 8h AS 10hSITUAÇÃO: Concluído

CONTEÚDOS ABORDADOS

  • Geometria: Sólidos geométricos.

OBJETIVOS DA AULA

  • Identificar sólidos geométricos e figuras geométricas planas;
  • nomear sólidos geométricos;
  • produzir objetos com material reciclável com objetos que encontramos em casa que lembrem as formas dos sólidos geométricos.

METODOLOGIA, ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OS RECURSOS UTILIZADOS

  • Os alunos deverão assistir ao vídeo sobre sólidos geométricos que a professora separou e postará no grupo de whats zap da turma. Depois de assistir aos vídeos deverão pegar o livro de matemática da turma e realizar as tarefas das páginas 50 e 51 que é uma leitura de imagem que abre o capítulo, depois a página 52 que tem uma conversação sobre os sólidos e 2 questões a serem respondidas, na página 53 tem a apresentação dos sólidos com a imagem e nome de cada um, na página 54 eles deverão observar as Faces, Arestas e Vértices de paralelepípedo retângulo  e de um prisma de base  triangular e logo depois responder 2 questões. Teremos 3 atividades práticas complementares: primeira: os alunos deverão procurar em casa objetos que lembrem as formas dos sólidos geométricos estudadas, a outra é construir um objeto com materiais recicláveis, esse objeto deve compor uma ficha explicando o que é, com que e como foi construído. E por fim quem tiver massinha de modelar em casa e quiser fazer os sólidos montando em palitos de dente. Deverão tirar fotos ou fazer vídeos explicando o objeto construindo para expor no grupo.

Recursos Utilizados

  • Livro didático;
  • material reaproveitável;
  • Massinha de modelar (opcional);
  • Vídeos:

QUANTOS ALUNOS/AS PARTICIPARAM DA AULA (Percentual)

  • Espera-se atingir o mínimo de 75% dos alunos da turma, aproximadamente 23 alunos. Turma de 31 alunos. OBS.: Os alunos com deficiência receberam um portfólio com atividades diferenciadas para serem realizadas em casa, a nível de desenvolvimento e de aprendizagem que eles acompanham. O portfólio foi elaborado pela professora titular em conjunto com a auxiliar e encaminhada para os pais via whatsapp.

RESULTADOS ESPERADOS

Avaliar se os alunos conseguiram compreender o que são sólidos geométricos a partir da identificar dos mesmo na tarefa, nomeação correta dos sólida por meio da atividade proposta, tanto do livro como as atividades práticas.

  • Pequena mostra do resultado da aula de hoje  02 de junho de 2020 Matemática – sólidos geométricos:

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *